terça-feira, 28 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Câmara aprova aumento do salário de parlamentares
Deputados homolagaram reajuste que eleva ordenado dos congressistas de R$16.512,00 para R$ 26.723,13
BRASÍLIA - No último dia de votação efetiva na Câmara, o plenário aprovou o projeto de aumento de 61,83% nos salários dos próprios parlamentares, de 133,96% no valor do vencimento do presidente da República e de 148,63% no salário do vice-presidente e dos ministros de Estado. O projeto iguala em R$ 26.723,13 os salários dos deputados, dos senadores, do presidente da República, do vice-presidente da República e dos ministros do Executivo. Esse é o mesmo valor do salário do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que serve como teto do funcionalismo público.
O novo salário entrará em vigor no dia 1º de fevereiro do próximo ano, quando os parlamentares eleitos em outubro passado tomarão posse. O PSol foi o único partido que tentou impedir a aprovação. "Essa decisão aprofunda o abismo entre a sociedade e o parlamento. É uma demasia", afirmou o deputado Chico Alencar (PSol-RJ). Do PSB, a deputada Luiza Erundina (SP) fez um discurso contra a aprovação do projeto. Ela questionou o fato de a proposta de reajuste não ter sido discutida e de não haver a transparência necessária para a sua aprovação. O projeto foi apresentado pela Mesa Diretora da Casa no momento da sessão.
Para entrar na pauta, os deputados tiveram de aprovar o regime de urgência para votação. O placar registrou 279 votos favoráveis, 35 contrários e 3 abstenções. Depois de obtido o regime de urgência, o projeto foi votado simbolicamente, sem o registro dos votos no painel eletrônico. O Senado votará a proposta ainda hoje. Como se trata de um projeto de decreto legislativo, não é preciso sanção do presidente da República. O projeto é promulgado imediatamente pelo Legislativo.
Atualmente, o presidente ganha R$ 11.420,21 brutos, o menor salário entre os chefes dos três poderes. Os deputados e os senadores recebem R$ 16.512 mil - ao todo são 15 salários por ano - e o vice-presidente e os ministros ligados ao Executivo têm o salário de R$ 10.748,00.
O aumento salarial provocará um efeito cascata nas Assembleias Legislativas dos Estados e nas Câmaras Municipais. Os deputados estaduais poderão aprovar uma lei para receber até 75% do valor pago aos deputados federais e os vereadores poderão fixar os seus de 20% a 75% do valor dos deputados estaduais, dependendo do número de habitantes do município. Em 2007, os parlamentares reajustaram seus salários em 28,5%, que repôs a inflação acumulada de quatro anos.
BRASÍLIA - No último dia de votação efetiva na Câmara, o plenário aprovou o projeto de aumento de 61,83% nos salários dos próprios parlamentares, de 133,96% no valor do vencimento do presidente da República e de 148,63% no salário do vice-presidente e dos ministros de Estado. O projeto iguala em R$ 26.723,13 os salários dos deputados, dos senadores, do presidente da República, do vice-presidente da República e dos ministros do Executivo. Esse é o mesmo valor do salário do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que serve como teto do funcionalismo público.
O novo salário entrará em vigor no dia 1º de fevereiro do próximo ano, quando os parlamentares eleitos em outubro passado tomarão posse. O PSol foi o único partido que tentou impedir a aprovação. "Essa decisão aprofunda o abismo entre a sociedade e o parlamento. É uma demasia", afirmou o deputado Chico Alencar (PSol-RJ). Do PSB, a deputada Luiza Erundina (SP) fez um discurso contra a aprovação do projeto. Ela questionou o fato de a proposta de reajuste não ter sido discutida e de não haver a transparência necessária para a sua aprovação. O projeto foi apresentado pela Mesa Diretora da Casa no momento da sessão.
Para entrar na pauta, os deputados tiveram de aprovar o regime de urgência para votação. O placar registrou 279 votos favoráveis, 35 contrários e 3 abstenções. Depois de obtido o regime de urgência, o projeto foi votado simbolicamente, sem o registro dos votos no painel eletrônico. O Senado votará a proposta ainda hoje. Como se trata de um projeto de decreto legislativo, não é preciso sanção do presidente da República. O projeto é promulgado imediatamente pelo Legislativo.
Atualmente, o presidente ganha R$ 11.420,21 brutos, o menor salário entre os chefes dos três poderes. Os deputados e os senadores recebem R$ 16.512 mil - ao todo são 15 salários por ano - e o vice-presidente e os ministros ligados ao Executivo têm o salário de R$ 10.748,00.
O aumento salarial provocará um efeito cascata nas Assembleias Legislativas dos Estados e nas Câmaras Municipais. Os deputados estaduais poderão aprovar uma lei para receber até 75% do valor pago aos deputados federais e os vereadores poderão fixar os seus de 20% a 75% do valor dos deputados estaduais, dependendo do número de habitantes do município. Em 2007, os parlamentares reajustaram seus salários em 28,5%, que repôs a inflação acumulada de quatro anos.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Brasil alcança Objetivo do Milênio em erradicação de pobreza extrema
Aumento da renda, geração de emprego e diminuição da desigualdade levaram governo a anunciar o cumprimento das metas estabelecidas pela ONU
AGÊNCIA BRASIL
Brasília - O Governo brasileiro anunciou nesta terça-feira que o país registrou uma firme queda da desnutrição infantil que, com outros avanços sociais, permite afirmar que o Brasil alcançou o Objetivo do Milênio em termos de erradicação de pobreza extrema.
Segundo relatório do Ministério da Saúde, a proporção de crianças menores de cinco anos com sob peso caiu de 7,1% para 1,8% entre 1989 e 2006, alcançando uma das metas fixadas dos Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2015, que se refere à erradicação da pobreza e da fome.
O Ministério da Saúde considerou "alcançado" esse primeiro objetivo, pois no país também reduziu substancialmente o número de pessoas que vivem com renda equivalente a US$ 1 por dia, diminuiu a brecha entre ricos e pobres e subiu a taxa de emprego.
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou ao apresentar os dados dos Objetivos do Milênio, que o Brasil deverá alcançar a meta da redução das taxas de mortalidade infantil, até 2012, três anos antes do estabelecido pela ONU.
Segundo o relatório, a taxa de mortalidade infantil caiu 58% entre 1990 e 2008, e deverá chegar dentro de três anos a 17,9 mortes por mil crianças nascidas vivas.
Além disso, o relatório diz que entre 1990 e 2008 houve uma queda de 75% na taxa de mortes de crianças durante o primeiro ano de vida, que se situou em seis por cada mil nascidos.
Temporão também destacou que, nos últimos 18 anos, a morte de mulheres por complicações durante a gravidez e parto reduziu 56%.
"Um ponto negativo é o aumento da proporção dos partos por cesárea, que chegaram a 47%", declarou o ministro da Saúde, que sustentou que é necessário promover mais campanhas de informação sobre as vantagens do parto natural.
Por outra parte, o "dado positivo", segundo Temporão, é que o aborto se situou como quinta causa de mortalidade materna em 2007, quando até esse momento era a quarta.
AGÊNCIA BRASIL
Brasília - O Governo brasileiro anunciou nesta terça-feira que o país registrou uma firme queda da desnutrição infantil que, com outros avanços sociais, permite afirmar que o Brasil alcançou o Objetivo do Milênio em termos de erradicação de pobreza extrema.
Segundo relatório do Ministério da Saúde, a proporção de crianças menores de cinco anos com sob peso caiu de 7,1% para 1,8% entre 1989 e 2006, alcançando uma das metas fixadas dos Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2015, que se refere à erradicação da pobreza e da fome.
O Ministério da Saúde considerou "alcançado" esse primeiro objetivo, pois no país também reduziu substancialmente o número de pessoas que vivem com renda equivalente a US$ 1 por dia, diminuiu a brecha entre ricos e pobres e subiu a taxa de emprego.
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou ao apresentar os dados dos Objetivos do Milênio, que o Brasil deverá alcançar a meta da redução das taxas de mortalidade infantil, até 2012, três anos antes do estabelecido pela ONU.
Segundo o relatório, a taxa de mortalidade infantil caiu 58% entre 1990 e 2008, e deverá chegar dentro de três anos a 17,9 mortes por mil crianças nascidas vivas.
Além disso, o relatório diz que entre 1990 e 2008 houve uma queda de 75% na taxa de mortes de crianças durante o primeiro ano de vida, que se situou em seis por cada mil nascidos.
Temporão também destacou que, nos últimos 18 anos, a morte de mulheres por complicações durante a gravidez e parto reduziu 56%.
"Um ponto negativo é o aumento da proporção dos partos por cesárea, que chegaram a 47%", declarou o ministro da Saúde, que sustentou que é necessário promover mais campanhas de informação sobre as vantagens do parto natural.
Por outra parte, o "dado positivo", segundo Temporão, é que o aborto se situou como quinta causa de mortalidade materna em 2007, quando até esse momento era a quarta.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
São Paulo inicia pré-venda do DVD Soberano nesta quinta; dia 15 estará nas lojas

O São Paulo anunciou que iniciará a partir desta quinta-feira a pré-venda do DVD Soberano, que fala sobre a conquista dos seis títulos do Campeonato Brasileiro. A previsão é de que ele esteja disponível em todas as lojas do país no dia 15 de dezembro.
Segundo release divulgado pelos distribuidores, o DVD ficará disponível para o consumidor nos sites de e-commerce em duas versões: simples, que será vendido por R$ 29,90 e duplo, para colecionadores, com várias faixas bônus, por R$ 49,90.
Dentre as faixas-bônus estarão atrações como o encontro entre os técnicos Muricy Ramalho e Rubens Minelli, os bastidores da gravação das canções de Nando Reis, making of, entrevistas com os diretores, imagens de torcedores e muitos depoimentos de fãs e jogadores que acabaram não entrando no filme, totalizando quase duas horas de material adicional.
Segundo informações da assessoria, todos os DVDs oficiais do filme Soberano trarão um código exclusivo que permitirá ao torcedor participar de um concurso cultural que premiará o espectador com prêmios que agradem ao torcedor: passar um dia de treino no CT do clube e assistir a jogo no camarote do ídolo Raí no Morumbi, entre outros.
Nasa deixa mundo em suspense sobre descoberta de vida extraterrestre
A Nasa, a agência espacial americana, vem criando grande expectativa, principalmente na internet, ao anunciar para esta quinta-feira uma entrevista sobre uma descoberta científica ligada à vida extraterrestre.
"A Nasa realizará uma entrevista coletiva às 14h (17h, horário de Brasília), dia 2 de dezembro, para discutir uma descoberta em astrobiologia com consequências para a pesquisa de provas da existência de vida extraterrestre", informou a agência em seu site na Internet. A coletiva acontecerá em Washington, EUA --acesse a versão em inglês.
Os apaixonados pelo espaço e pelos extraterrestres fizeram uma enxurrada de especulações na web sobre a importância deste anúncio, mas a Nasa não quis dar mais detalhes até o momento.
Entre as pessoas que falarão na quinta-feira estão Mary Voytek, que dirige o programa de astrobiologia da Nasa, Felisa Wolfe-Simon, pesquisadora em astrobiologia no USGS (Instituto de Geofísica Americano), bem como Pamela Conrad, astrobióloga do Centro Espacial Goddard da Nasa.
A astrobiologia é uma disciplina que estuda a vida no universo, incluindo sua origem e evolução, sua localização e as chances de ela se perpetuar.
"A Nasa realizará uma entrevista coletiva às 14h (17h, horário de Brasília), dia 2 de dezembro, para discutir uma descoberta em astrobiologia com consequências para a pesquisa de provas da existência de vida extraterrestre", informou a agência em seu site na Internet. A coletiva acontecerá em Washington, EUA --acesse a versão em inglês.
Os apaixonados pelo espaço e pelos extraterrestres fizeram uma enxurrada de especulações na web sobre a importância deste anúncio, mas a Nasa não quis dar mais detalhes até o momento.
Entre as pessoas que falarão na quinta-feira estão Mary Voytek, que dirige o programa de astrobiologia da Nasa, Felisa Wolfe-Simon, pesquisadora em astrobiologia no USGS (Instituto de Geofísica Americano), bem como Pamela Conrad, astrobióloga do Centro Espacial Goddard da Nasa.
A astrobiologia é uma disciplina que estuda a vida no universo, incluindo sua origem e evolução, sua localização e as chances de ela se perpetuar.
Assinar:
Postagens (Atom)

