quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pesquisa com internautas aponta empate técnico entre torcida de Corinthians, Fla e São Paulo.

A maioria da internet brasileira está dividida entre corintianos, flamenguistas e são-paulinos. De acordo com pesquisa realizada pelo instituto QualiBest divulgada nesta quarta-feira, os três clubes estão tecnicamente empatados em número de torcedores.

PERCENTUAL DE TORCIDA
Corinthians 18%
Flamengo 15%
São Paulo 14%
Palmeiras 8%
Cruzeiro, Grêmio e Vasco 4%
Internacional, Santos e Atlético-MG 3%
Outros 15%
Nenhum 9%

O Corinthians aparece com mais torcedores, alcançando 18% da pesquisa. Flamengo e São Paulo surgem logo após, com 15% e 14%. Considerando-se os 2,4 pontos percentuais de margem de erro para mais ou para menos do estudo, os três times se igualam.

A pesquisa foi realizada em janeiro de 2010 pelo instituto QualiBest entre seus usuários cadastrados. O questionário foi enviado para cerca de 10 mil internautas de forma aleatória, e contou com 1627 respostas das cinco regiões do Brasil.

As respostas, então, foram comparadas aos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao uso de internet entre os brasileiros, obtendo um valor proporcional à realidade nacional.

O Palmeiras aparece como quarta maior torcida, com 8% dos internautas. Grêmio, Cruzeiro e Vasco da Gama empatam com 4% dos entrevistados.

A pesquisa aponta uma baixa presença dos torcedores a estádios. Entre os que responderam a pesquisa, 34% jamais assistiram a um jogo de sua equipe da arquibancada. Outros 44% não vão a algum estádio há mais de um ano.

O estudo também apontou que internautas corintianos são os mais propensos a gastar com seu time. Os torcedores do alvinegro paulistano consomem em média R$ 85,60 por mês com produtos relacionados a sua equipe, enquanto flamenguistas e são-paulinos gastam R$ 69,06 e R$ 62,40, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário