sexta-feira, 27 de maio de 2011

Lucro da Copa 2014 fica com Ricardo Teixeira !

QUE ABSURDO !!! SE EU SOUBESSE DISSO ANTES, SERIA CONTRA A COPA 2014 NO BRASIL !!!
Teixeira pode ficar com 100% dos lucros do Comitê da Copa, diz jornal

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pode embolsar a totalidade do lucro obtido pelo Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL), entidade criada para organizar o Mundial brasileiro, e da qual o cartola é também presidente. É o que revela reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal “Lance!”, que teve acesso ao contrato social do comitê.

Registrado na Junta Comercial do Rio de Janeiro, o contrato estipula dois sócios: Ricardo Teixeira e a CBF. A entidade possui 99,99% do capital social, de apenas R$ 10 mil, enquanto o cartola é responsável pelo 0,1% restante.

Mesmo com a disparidade, um parágrafo do texto permite que os lucros futuros do comitê sejam distribuídos conforme a vontade dos sócios, independentemente da quantidade de cotas. Dessa forma, Teixeira pode destinar os lucros para si ou para projetos da CBF.

Segundo o jornal, “Teixeira pode mandar e desmandar em todos os assuntos do comitê”. Isso porque, além de sócio, o cartola acumula as funções de presidente e representante da CBF na entidade.

As suspeitas aumentam, de acordo com a reportagem, porque para a organização da candidatura brasileira à Copa de 2014 foi criada uma entidade sem fins lucrativos. Com o megaevento garantido, foi criada uma sociedade limitada, “com regras próprias para distribuição dos lucros a serem obtidos”.

Os indícios de irregularidades do contrato do COL já foram apontados em parecer do procurador regional da Junta do Rio de Janeiro, Gustavo Borba. Mesmo com as restrições, a assembleia da entidade aprovou a criação da empresa.

A reportagem do “Lance!” entrou em contato com a assessoria de imprensa do COL para comentar o assunto, mas não obteve resposta.

Como comparação, a o Comitê da Copa da Alemanha de 2006 obteve lucro de 111 milhões de euros, ou R$ 263,6 milhões. O governo alemão destinou os lucros para a Federação Alemã de Futebol e a Liga Alemã de Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário