terça-feira, 30 de novembro de 2010

Jornalista que denuncia Ricardo Teixeira promete apresentar "documentos surpreendentes"

A reportagem que a BBC exibiu na noite desta segunda-feira, acusando o presidente da CBF de receber US$ 9,5 milhões – cerca de R$ 16 milhões – da falida ISL, conforme divulgou o UOL, foi produzida por um experiente jornalista investigativo, Andrew Jennings.

A notícia completa está no http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/11/29/imprensa-inglesa-acusa-ricardo-teixeira-de-receber-propina-de-r-16-mi.jhtm

E quem desejar conhecer o site do jornalista Jennings aí vai a dica: http://www.transparencyinsport.org/

Em email que distribuiu, Jennings anuncia que vai "descansar por uns dias, fazer a revisão do texto e apresenar documentos surpreendentes", sobre sua denúncia envolvendo Ricardo Teixeira.

Seu mais recente livro sobre futebol é "Foul" ("Falta"), ainda sem tradução para o português, contando sobre "o mundo secreto e os escândalos na Fifa".


O início

O livro de ferência de Andrew Jennings é "Os Senhores dos Aneis - Poder, dinheiro e drogas nas Olimpíadas modernas", lançado em 1992 em parceria com Vyv Simson, também inglês.



Em 2000 ele lançou en Sydney "A grande farsa olímpica", já com revelações até os Jogos de 1996.

Em setembro, Jennings esteve no Rio de Janeiro. Assisti a uma de suas aulas sobre jornalismo investigativo. Inesquecível.



O veterano jornalista insiste:"Repórter tem que perguntar, perguntar, perguntar"

Realidade

Em "Os Senhores dos Aneis",assim Jennings resumiu o movimento olímpico, isso em 1992:

“Trata-se de um domínio secreto, elitista, onde as decisões sobre esporte, o nosso esporte, são tomadas a portas fechadas, onde se gasta rios de dinheiro para criar um estilo de vida fabuloso para um círculo restrito de dirigentes em vez de providenciar melhores condições para os atletas, onde o dinheiro destinado ao esporte acaba desviado para contas bancárias no exterior e onde os dirigentes se perpetuam no poder, sem se perturbar com eleições”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário