quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bebeu???? Veja alimentos que ajudam a limpar fígado e fazem bem à saúde.

A alimentação e o fígado

Além do excesso de bebidas alcoólicas, abuso no consumo de comidas gordurosas faz mal.

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas é um dos hábitos mais conhecidos por causar problemas no fígado – órgão que, entre as variadas funções, ajuda na eliminação de substâncias tóxicas que entram no organismo. No entanto, os riscos à saúde podem estar não apenas no copo, mas no prato inclusive. É que uma alimentação rica em gorduras e com altos níveis de sódio também prejudica o bom funcionamento do fígado.

“Se abusarmos de produtos com muita química em sua composição, gorduras saturadas e trans com o tempo o fígado sofre”, diz a nutricionista Natalia Werutsky, de São Paulo, autora do livro Hepatite C. Eu venci! A alegria da Cura (Editora MBooks). Tanto que, embora a própria hepatite (doença que causa a inflamação do órgão) seja transmitida por vírus, segundo a nutricionista a manutenção de um cardápio adequado ao longo da vida é capaz de prevenir o surgimento de sintomas mais agressivos, caso uma pessoa seja contaminada.

Outra consequência da ingestão excessiva de alimentos que sobrecarreguem o fígado é uma desregulação das atividades normais dele, fazendo com que o órgão produza colesterol demais – sim, além de ingerir a substância, o corpo humano também a produz. Em doses normais, o colesterol tem atuação importante na formação de hormônios como o estrógeno e a testosterona. Se acima dos limites, porém, acumula-se nas artérias e pode a longo prazo ocasionar problemas cardiovasculares. “A gordura também é capaz de se acumular no próprio fígado, o que leva a outras doenças”, ressalta Natalia.

Fazendo aquela limpeza no fígado

Além de maneirar na gordura e procurar incluir no cardápio comidas frescas e naturais, para prevenir problemas no fígado você deve consumir alimentos que agem como uma boa “vassoura” no órgão. O enxofre é uma substância que desempenha com sucesso esse papel, estando presente no alho, arroz, aveia, cebola, couve, brócolis e couve-flor, por exemplo.

Aminoácidos como a leucina (encontrada em carnes) e cisteína (alho, cebola e couve de bruxelas) também são grandes aliadas do fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário