terça-feira, 16 de agosto de 2011

Conheça os alimentos que ajudam a melhorar a memória.


Cardápio da memória
Certos alimentos ajudam a levar nutrientes e oxigênio para as células do cérebro

Sempre ouvimos falar que alguns alimentos têm um poder especial de melhorar a nossa memória. Mas será que isso é verdade? De acordo com o nutricionista funcional Marcelo Seabra, de Minas Gerais, determinados alimentos podem ajudar no fornecimento de nutrientes e de oxigênio para as células do cérebro.

Segundo Marcelo, o coração também é uma peça chave para o bom funcionamento do cérebro. “Quando meus clientes pedem uma ajudinha para pensar melhor, a primeira coisa que faço é checar a pressão sanguínea e o nível de colesterol”, conta. “Para o corpo receber nutrientes e oxigênio, é preciso que o coração esteja saudável para bombear o sangue”.

Uma noite bem dormida também é imprescindível para quem quer estar afiado em suas tarefas. “Diversas pesquisas mostram que uma noite mal dormida afeta o rendimento cerebral”, explica o nutricionista.

Confira a lista elaborada por Marcelo Seabra dos cinco alimentos que mais ajudam a memória:

Maçã

”A quercetina presente nas maçãs ajudam a proteger o cérebro de doenças degenerativas como o Alzheimer”, diz o nutricionista. Embora esse antioxidante também esteja presente na carne, as maçãs são ricas em antocianinas, substâncias que auxiliam o corpo a expulsar as gorduras.

Espinafre

Não é à tôa que esse alimento deixava o Popeye mais forte. Além de prevenir o Alzheimer, o espinafre previne a perda da memória. “Meia xícara de espinafre por dia basta para garantir dois terços da necessidade de ácido fólico”, explica Marcelo. O ácido fólico é uma substância conhecida por melhorar a função cognitiva.

Cebola

Usadas há séculos na Índia como um remédio popular para a memória, as cebolas são ricas em antocianina e quercetina. “As cebolas melhoram o sistema circulatório, reforçam os nervos e o coração”, fala Marcelo.

Uvas

Além da presença de quercetina e antocianina, que previnem doenças degenerativas do cérebro, os polifenóis das uvas ajudam a proteger o cérebro. “A ação antioxidante dessa substâncias ajudam a proteger os neurônios”.

Alecrim

Pesquisadores descobriram que o ácido carnósico presente no tempero é um neuroprotetor importante. “Ele atua na prevenção de doenças e outros transtornos degenerativos do cérebro”, afirma o nutricionista. Uma curiosidade: um estudo descobriu que o aroma do alecrim estimula a memória de pessoas que trabalham em escritórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário