terça-feira, 19 de julho de 2011

Andrew Jennings apresentará no Senado denúncias contra Ricardo Teixeira e Havelange.


Dez anos depois de ter realizado a CPI do Futebol, o Senado Federal volta a vasculhar os bastidores desse esporte e quer saber mais sobre as denúncias de corrupção envolvendo dois figurões nacionais: Ricardo Teixeira e João Havelange.

A partir daí, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Senado Federal decidiu trazer a Brasília o jornalista inglês autor das denúncias, Andrew Jennings. Será em agosto.

O requerimento para convidar Andrew Jennings, aprovado nesta terça-feira, foi apresentado pelos senadores tucanos Álvaro Dias (PR) e Paulo Bauer (SC).

Dúvidas

A CBF é uma entidade particular, não recebe verba pública e, por isso, não está sujeita a auditorias do Tribunal de Contas da União ou ações da Controladoria da República.

Daí, que ações poderá adotar o Senado, diante das denúnicas a Ricardo Teixeira? Mais: as obras da Copa não passam por suas mãos, pois estão sob a observação do Ministério do Esporte.

Realidade

Porém, a CBF dirige uma instituição oficial, a Seleção Brasileira, um dos símbolos da nossa cultura.

Os atletas desfilam com as cores do Brasil, cantam o Hino Nacional e a delegação se perfila diante da nossa Bandeira.

É a representação nacional em campo. E em nome dessa instituição a CBF arrecada milhões de patrocínios (foram R$ 164 milhões, em 2009). Com que retorno para o nosso esporte em nivel social ou para o fortalecimento dos clubes mais pobres?

No entanto, não se pode ignorar que é uma vergonha recebermos a Copa tendo à frente um comandante acusado de corrupto.

Nada de incomum, porque Andrew Jennings tem demonstrado que futebol é por aí, mundo afora.

Assim, as excelências ficarão a par dos bastidores desse esporte e entenderão que o jogo da bola não é mais aquele praticado em tempos românticos. Agora, haja bola...

Memória

Que ações efetivas evoluíram a partir dos resultados da CPI do Futebol do Senado, em 2001, quando se constatou frentes de corrupção em vários clubes profissionais?

E que reações tiveram os parlamentares com a recente proposta para criar a CPI da CBF?

Portanto, que a vinda de Andrew Jennings e seu discurso não sejam motivos apenas para municiar a oposição, mas que sugiram propostas efetivas para tirar os corruptos da jogada.

Alguém acredita nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário