Batizada de “Marcha por uma Copa do povo – Fora Ricardo Teixeira”, a passeata organizada pela Frente Nacional de Torcedores terá início às 10h (de Brasília) no Largo do Machado, região central do Rio de Janeiro, em movimento casado com outros atos sociais. A ideia é levar a manifestação até a Marina da Glória, onde Fifa e Comitê Organizador local do Mundial realizarão o sorteio das eliminatórias, com transmissão para cerca de 200 países.
“A gente não pode ficar só no Twitter. Apoiamos a manifestação virtual, mas é hora de uma ação física”, diz João Hermínio Marques, presidente da Frente Nacional de Torcedores, que não tem vínculo com a ação semelhante na internet.
A expectativa da organização do movimento é de que a caminhada de sábado até o local da festa oficial da Copa de 2014 enfrente obstáculos do sistema de segurança do evento.
“A gente sabe que a PM vai bloquear a área próxima à Marina da Glória. Mas a gente espera que o direito à locomoção seja respeitado, que a gente consiga passar. Não esperamos qualquer espécie de repressão violenta, nossa manifestação é pacífica. Queremos mesmo chamar a atenção da imprensa”, afirma Marques.
Além da mídia, a meta da manifestação de sábado é chamar a atenção do Ministério Público para a gestão de Ricardo Teixeira à frente da CBF e a preparação brasileira para a Copa, sobretudo com relação aos números envolvidos nas obras do Maracanã. “Existem indícios notórios de irregularidades”, diz o manifestante.
A expectativa é que nesta quinta representantes da Frente visitem o Ministério Público Federal para uma reunião com o procurador Maurício Andreiuolo. Na pauta, uma possível medida jurídica contra a reforma no estádio carioca da Copa.
No Twitter, a campanha “Fora, Ricardo Teixeira” já movimentou milhares de mensagens. A pressão pela saída do dirigente ganhou força na madrugada de terça para quarta-feira. A ideia dos organizadores do “twittaço” era difundir a mensagem #foraricardoteixeira pela rede social no espaço de um dia para atrair mais atenção para a causa.
Só que o Twitter não colocou a expressão entre os assuntos mais comentados, termômetro para a popularidade de um tema na rede. Segundo o site Gigatweet, que mede a incidência das expressões na rede, #foraricardoteixeira chegou a passar da marca de 100 citações por minuto.
Na quarta, o departamento de comunicação da CBF negou que a entidade tenha interferido para que a campanha não frequentasse o rol de assuntos mais comentados no site.
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