terça-feira, 26 de julho de 2011

Veja cem nomes que são tendência para bebês.


Veja o que é tendência em todo o Brasil em uma lista das preferências de papais e mamães


O processo de escolha do nome do bebê pode ser divertido e instigante, mas a decisão nem sempre ocorre de forma rápida. Dúvidas entre um nome e outro, às vezes, chegam a acompanhar os nove meses de gestação e palpites dos parentes e amigos não faltam nesse período.


Além das referências bíblicas e familiares, existe um fator que interfere na escolha dos pais e que nunca sai de moda: a influência da mídia. Segundo Regina Obata, professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade de São Paulo (USP) e autora do Livro dos Nomes, a tendência de homenagear personalidades ilustres é forte em diversas épocas. “Nomes de celebridades, como atores, cantores e apresentadores de programas de televisão são bastante usados, entretanto, cada período é caracterizado por um modismo diferente”, diz.

Um pouco de história

Nomes simples de origem portuguesa, como Maria e José, foram comuns desde a vinda da família real, no início do século 17, até o pós-guerra dos anos de 1950.

“A revolução cultural dos anos de 1960 provocou uma enorme mudança na escolha dos nomes. Nessa época, as pessoas optaram por nomes diferentes com significados de protesto, como fizeram Gilberto Gil e Caetano Veloso, por exemplo, que batizaram seus filhos de Preta e Moreno, respectivamente”, afirma Regina.

Entre 1980 e 1990, os nomes simples continuaram na lista dos rejeitados, mas, a partir de 2000, eles voltaram à moda. “Hoje, existem duas fortes tendências opostas: os simples e os de origem estrangeira, especialmente anglo-saxônica. Os mais populares, como Joaquim, Antônio e Miguel, retornam com força nas camadas sociais mais elevadas. Em contrapartida, é só prestar atenção em alguns nomes de jogadores de futebol para notar a influência estrangeira, por exemplo, Maicon, Wellington e Alecsandro”, explica a professora.

Campeões do momento

Um estudo realizado pela Fundação SEAD (Sistema Estadual de Análise de Dados), de São Paulo, mostrou que os nomes mais usados pelos pais nos últimos anos foram Gabriel, Giovana, João, Júlia, Maria Eduarda e Pedro. A maioria, segundo a própria instituição, faz referência a personagens de novelas, seriados e filmes recentes.

Cuidados na hora da escolha

Seja como for tomada essa decisão, uma dica é ficar atento à sonoridade, ou seja, pronunciar o nome completo em voz alta é ótimo para saber se ele soa bem aos ouvidos. Afinal, essa escolha é extremamente importante e acompanhará o seu filho para o resto da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário