Foi realizada uma competição de remo entre Brasil e Japão. A competição se inicia, mas o resultado não é favorável para a nossa equipe...
Chegamos com uma hora de atraso em relação aos japoneses. Indignados, foram feitas várias reuniões para averiguar a causa da derrota.
Assim ficou o resumo do relatório que fazia a comparação das equipes:
* Japão:
1 Chefe de Equipe
10 Remadores
* Brasil:
10 Chefes de Equipe
1 Remador
Descoberto o grande erro, a equipe brasileira foi remodelada para uma próxima competição... Porém, perdemos novamente e, dessa vez, o nosso atraso foi de 2 horas...
Mais uma vez foram convocadas reuniões, viagens para o estudo das causas.
Segue o resumo:
* Japão :
1 Chefe de Equipe
10 Remadores
* Brasil:
1 Chefe de Equipe
3 Chefes de Departamento
6 Auxiliares de Chefia
1 Remador
Mais uma vez, o erro foi identificado e uma nova equipe foi montada...
Tudo foi levado em conta: resizing, downsizing, GQT, TQM, opinião de vários economistas, conceitos de modernidade, globalização passaram a ser considerados, etc.
Porém, na hora da competição, o Brasil chegou com 3 horas de atraso...
Mais reuniões etc...
Para levantamento:
* Japão:
1 Chefe de Equipe
10 Remadores
* Brasil:
1 Chefe de Equipe
3 Chefes de Departamento
2 Analistas de O&M
1 Consultor
1 Economista
1 Auditor Independente
1 Gerente de Qualidade Total
1 Remador
Depois de muita discussão, chegaram à seguinte conclusão definitiva:
O problema era, claro e evidente do remador, que, com certeza, por culpa de influência do Sindicato e por causa de sua falta de treinamento generalista não era capaz de exercer sua atividade com eficiência. A solução é privatizar ou terceirizar e/ou contratar um remador que não seja da folha do clube...
Agora o pior:
Essa história veio dos EUA, e foi apresentada por um professor da Universidade de Maryland, sobre a Administração no Brasil, como piada em sala de aula...
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