terça-feira, 26 de julho de 2011

Exame promete prever quanto tempo a pessoa ainda irá viver.

O teste pode se tornar cada vez mais comum, como um exame de colesterol, por exemplo. A medição do comprimento dos telômeros é o procedimento que garante prever quanto tempo ainda cada ser humano pode viver. As informações são do site Daily Mail.

Os telômeros são estruturas minúsculas que protegem o fim de cada cromossomo - organismo que carrega o material genético das células -, como o plástico da ponta de um cadarço. A estrutura protege o DNA durante a replicação dos cromossomos. No entanto, com o passar dos anos, os telômeros diminuem de tamanho.

Os problemas de saúde começam quando os telômeros ficam tão pequenos que não conseguem mais proteger o material genético. Então, surgem as mutações e morte de células. A situação pode desencadear um câncer, doenças cardíacas, inflamatórias e os sinais de envelhecimento, como a flacidez da pele.

Saber como estão os telômeros no corpo de uma pessoa pode mostrar quanto tempo ainda os sintomas do envelhecimento demorarão a aparecer e, consequentemente, se é provável que a pessoa ainda tenha muitos ou poucos anos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário