quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aprenda a diminuir o stress de trabalhar em casa.

Trabalho em casa e stress: evite esta combinação

O trabalho feito de casa pode ser muito vantajoso: você evita o trânsito e poupa tempo e gastos com deslocamentos, economiza em alimentação, pode estar mais perto da família, tem mais flexibilidade nos horários e não tem que lidar diretamente com chefes e colegas de trabalho nem sempre agradáveis.

Porém, isso não é garantia de não se estressar, já que podemos produzir stress a partir de nossa forma de pensar e de se comportar. A mesma flexibilidade de horários, por exemplo, pode fazer com que sejamos mais relaxados em relação a prazos, o que pode ocasionar problemas no desenvolvimento das atividades e no desempenho do negócio. Por isso, administrar o tempo pode ser fator fundamental para diminuir o stress. Faça um planejamento adequado e compatível com sua realidade e coloque-o em prática.

“Se você planeja bem sua rotina e consegue lidar com imprevistos, sabe que conseguirá cumprir com suas obrigações. Isso faz com que você se preocupe menos com o que precisa fazer e possa se concentrar em trabalhar nas atividades programadas. Sem planejamento, as preocupações sobre o tempo podem desviá-lo de seus objetivos. E a sensação de falta de controle pode estressar”, explica a psicóloga Marcele de Carvalho, diretora técnica do Centro Psicológico de Controle do Stress e pesquisadora da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cuidados com o ambiente são fundamentais para diminuir os efeitos do stress. Um ambiente exclusivo para o trabalho e, de preferência, silencioso e reservado em relação à rotina da casa, pode ajudar. É importante estabelecer uma disciplina e explicá-la à sua família, para evitar ser interrompido em horário de trabalho.

Ao planejar seu tempo, reserve sempre um período para alimentação e descanso. “Muitas vezes o foco no aspecto profissional pode fazer com que esses momentos sejam adiados ou esquecidos. Faça um cronograma de trabalho que contemple espaço para as paradas essenciais na rotina. Mas tenha disciplina para retornar ao trabalho depois do descanso. Isso é extremamente importante”, alerta a psicóloga.

Procure afastar ao máximo as rotinas de casa e de trabalho e delimite onde termina uma e onde começa a outra. E lembre-se: dedicar-se ao contato com a família e manter uma vida social são atitudes que podem ajudá-lo a obter um melhor desempenho profissional.

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