quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sport vai à Fifa sobre título de 87 e desmente Flamengo.


O vice-presidente jurídico do Sport, João Humberto Martorelli, se reuniu com dirigentes da Fifa na última terça-feira, em Zurique, na Suíça, para tratar de questões relacionadas ao polêmico título do Campeonato Brasileiro de 1987.


Contudo, segundo o próprio dirigente, a entidade máxima do futebol não admitiu uma audiência formal por não existir nenhum processo vigente. Além disso, ele garantiu não haver nenhuma reclamação do Flamengo registrada.

"Diante dessa resposta, pedimos um documento por escrito falando que não existe esse processo e a Fifa nos deu. Estamos com o documento em nossas mãos. A informação era de que o Flamengo tinha feito uma reclamação formal, mas ela não existe", disse Martorelli.

A disputa pelo título de 87 voltou à tona quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teve de acatar a decisão da 10ª Vara da Justiça Federal de Primeira Instância de Pernambuco, reconhecendo o Sport como o único campeão daquele ano e invalidando o hexa do Flamengo.

O Flamengo reagiu rapidamente e informou que iria à Fifa fazer uma reclamação formal sobre a atitude do clube pernambucano.

Entenda o caso


A polêmica no Campeonato Brasileiro de 1987 surgiu quando a CBF, na época, abdicou da organização do torneio, alegando falta de recursos. É quando surgiu o Clube dos 13, que manteve a competição em vigência, convidando ainda Goiás, Coritiba e Santa Cruz. O torneio foi vencido pelo Flamengo em decisão contra o Internacional.

Depois de abdicar da organização do Brasileiro, a CBF voltou atrás e criou o que ficou conhecido como o módulo amarelo, que teve 16 outros clubes e o Sport como campeão em final contra o Guarani. A entidade máxima do futebol brasileiro designou que teria de haver um cruzamento entre os dois, além de Flamengo e Internacional, para que fosse definido o real campeão de 87.

Discordantes, Flamengo e Inter se negaram a jogar o quadrangular decisivo, o que fez a CBF anunciar Sport como o campeão e o Guarani vice. Em 1988, estes dois clubes, inclusive, representaram o Brasil na Copa Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário